terça-feira, 29 de junho de 2010

FESTA DE SÃO JOÃO - PORTO

É uma festa imperdível.

Comemora-se de 23 para 24 de Junho. Dia 24 é feriado.

Vemos o lançamento de balões de ar quente.
Usam-se martelos de plástico para baterem na cabeça das pessoas que passam.Os alhos-porros afastam os indesejados com o seu cheiro.

O tradicional fogo-de-artifício pela meia-noite junto à ponte D. Luís decorre no rio Douro em barcos especialmente preparados para o vento e a música é sempre excelente.
A ponte encerra sempre pouco antes de se iniciar o fogo.

Recordarei 2008 eternamente! Vi o metro passar enquanto decorria o fogo! Após o evento terminar dirigi-me à ponte saindo de Gaia em direcção ao Porto. A polícia procura controlar as "sardinhas em lata" e alternadamente deixa as pessoas de ambas as margens circularem mas neste ano foi diferente. Vi polícias empurrarem pessoas sem qualquer motivo até que cometeram o grave erro de abrirem a ponte simplesmente... O peso de centenas de pessoas na ponte em direcção a Gaia e o peso de centenas de pessoas em direcção ao Porto cruzando-se fez com que a ponte tremesse até um ponto inacreditável... Vi pessoas em pânico. A ponte baloiçava para a direita e para a esquerda como se de um barco em águas revoltas se tratasse. Escutei crianças chorando em pânico. Vi turistas assustados. Vi pessoas a serem abalroadas por outras. Vi pessoas em pânico pois não conseguiam manter o equilíbrio. Escutei gritos arrepiantes. Vi pessoas idosas bastante desorientadas. Um cenário irreal! As pessoas corriam em desespero para alcançarem as margens. Jovens adolescentes alcoolizados começaram a partir garrafas de vidro na estrutura da ponte. Vidros caiam sobre as pessoas. Onde estava a polícia? Em estado de choque com o erro cometido sem colocarem um pé na ponte e a manterem-se nas margens...
Portugal no seu melhor!

Este ano a polícia esteve de parabéns. Agradeço por terem possibilitado sentar-me no capô do carro da polícia bem junto à ponte D. Luís. Belo banco arranjei ;) O fogo de artifício esteve ao rubro principalmente no final com a música I Gotta Feeling de Black Eyed Peas.
O sítio melhor para ver o evento é realmente junto à ponte D. Luís na margem de Gaia, mas convém haver calma e aguardar que a confusão termine. Estando a ponte sem praticamente ninguém e aí sim passarem ;)

Aconselho para fazerem tempo beberem sangria, comerem farturas, comerem algodão doce, sorrirem para os stressados e martelarem imenso nas cabeças de desconhecidos para contrariarem o stress do dia-a-dia. Cruzei-me com Júlio Magalhães e fui martelada por Manuel Serrão a quem perdoo as marteladas!

É tradição no fim do fogo percorrerem a marginal desde a Ribeira do Porto até à Foz do Douro onde terminam na praia aguardando o nascer do sol.

2 comentários:

  1. O Carnaval em Veneza
    A Semana Santa em Sevilha
    O São João em todo o mundo
    Mas em Braga é que mais brilha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ordenado mínimo em Portugal não possibilita com facilidade viajar! :(

      Eliminar