segunda-feira, 28 de junho de 2010

FESTA DE SANTO ANTÓNIO - LISBOA

Imensos "tripeiros" pedem-me para descrever a festa da Capital... Orgulham-se da Cidade do Porto e apenas pretendem confirmar que a festa de S. João é mais divertida...

São festas diferentes! ;)

Em Portugal, Santo António é muito venerado na cidade de Lisboa e o seu dia, 13 de Junho, é feriado municipal. As festas começam logo na noite do dia 12. Desde os anos 30 que a cidade organiza as marchas populares, um grande desfile alegórico que desce a Avenida da Liberdade, no qual competem os diferentes bairros.
Participei nas marchas populares em 2000 devido a um convite de uma amiga e a experiência valeu a pena porque presentemente a minha opinião é fundamentada. ;) O objectivo é marcharem em dois dias distintos acumulando pontos para alcançarem a vitória, um no Pavilhão Atlântico (zona da Expo) e outro na Avenida (zona do Marquês de Pombal). O Pavilhão não enche apesar de oferecerem bilhetes aos marchantes para os seus familiares ou amigos ;) O publico alvo do pavilhão é diferente do público alvo da Avenida... Este ultimo não paga para assistir ao evento... São treinos diários de meses... O ambiente é pesado e o bairrismo está ao rubro... As pessoas envolvem-se, vestem a camisola e muitos desfilam descalços respeitando uma coreografia rigorosa...
Na altura residia nos arredores de Lisboa mas marchei pelo bairro em que tinha o meu emprego. O meu par era ex-toxicodependente e fiz questão de o manter até ao fim apesar de contrariar algumas pessoas preconceituosas que teimavam em me juntar a outros marchantes ;)
É importante para alguns jovens de bairros problemáticos da cidade distraírem-se... É uma ocupação saudável que os conduz a fugir da rotina. No Pavilhão Atlântico a polícia interviu no meio de uma enorme confusão de armas brancas envolvidas... Perguntavam-me diversas vezes o que me estava a levar a não desistir... Nos raros momentos da minha vida em que tomo decisões, são sempre para as levar até aos limites não desistindo... Nunca tinha visto as marchas a não ser pela televisão fazendo zapping mas a curiosidade foi bastante forte e hoje tenho guardadas 2 medalhas que recebi de oferta do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa!
Todas as marchas sonham vencer, apesar de saberem que ganham sempre as mesmas ... É apelativo o dinheiro do prémio que envolve este evento aliado a interesses menos éticos de diversas pessoas... Este ano 2010 cerca de 20 marchas coloridas desceram a avenida até perto das 03h com muitas famílias abandonando o local antes de terminar o evento, pois não havia tanta paciência para suportar uma festa em que o seu auge decorreu pelas 22h... Os últimos marchantes quase nem tiveram publico para os ver...
Presenciei marchantes a marcharem com telemóvel na mão e a fumarem... Muitas são as caras conhecidas da nossa sociedade que participam nas marchas e os padrinhos de cada marcha têm sempre destaque... Bibá Pita, Francisco Mendes, Cinha Jardim, Ricardo Castro, Vanda Stuart, Rui Santos...

Amália Rodrigues divertindo-se nas marchas

É tradição os homens comprarem um manjerico (planta aromática) num pequeno vaso, para oferecer às namoradas, as quais trazem bandeirinhas com uma quadra popular. Tão delicados são que nem se podem cheirar e para se regarem a água é colocada no prato do vaso... Vários manjericos recebi ao longo da vida e todos morreram ;)A festa dura toda a noite e, um pouco por toda a cidade, há arraiais populares, locais de animação engalanados onde se comem sardinhas assadas na brasa, febras de porco, come-se também o caldo verde (uma sopa feita com couve, cortada aos fiapos, o que lhe confere uma cor esverdeada), come-se broa (pão) e se bebe vinho tinto ou sangria. Ouve-se música e dança-se até de madrugada, sobretudo no antigo e muito típico Bairro de Alfama em que tive o prazer de viver numa casa com vista para o rio Tejo ;)
Santo António é o santo casamenteiro, por isso a Câmara Municipal de Lisboa costuma organizar o casamento de jovens noivos de origem modesta, todos os anos no dia 13 de Junho. São conhecidos por 'noivos de Santo António', recebem ofertas do município e também de diversas empresas, como forma de auxiliar a nova família. A verdade é que uma amiga minha, de origens poucos modestas, classe média alta, foi noiva de Santo António, divorciou-se para ficar com o padrinho de casamento e actualmente está numa nova relação deixando para trás o padrinho, por isso é melhor ninguém investigar o que acontece posteriormente a estes noivos ;)
O casamento é um livro fechado...
É preciso ter cuidado com o que se pede ao S. António pois o meu desejo realizou-se… Durou 7 anos!É uma festa a não perder. Chegamos ao ponto de ver pessoas penduradas em árvores para terem melhor visão! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário