São festas diferentes! ;)
Na altura residia nos arredores de Lisboa mas marchei pelo bairro em que tinha o meu emprego. O meu par era ex-toxicodependente e fiz questão de o manter até ao fim apesar de contrariar algumas pessoas preconceituosas que teimavam em me juntar a outros marchantes ;)
É importante para alguns jovens de bairros problemáticos da cidade distraírem-se... É uma ocupação saudável que os conduz a fugir da rotina. No Pavilhão Atlântico a polícia interviu no meio de uma enorme confusão de armas brancas envolvidas... Perguntavam-me diversas vezes o que me estava a levar a não desistir... Nos raros momentos da minha vida em que tomo decisões, são sempre para as levar até aos limites não desistindo... Nunca tinha visto as marchas a não ser pela televisão fazendo zapping mas a curiosidade foi bastante forte e hoje tenho guardadas 2 medalhas que recebi de oferta do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa!
Todas as marchas sonham vencer, apesar de saberem que ganham sempre as mesmas ... É apelativo o dinheiro do prémio que envolve este evento aliado a interesses menos éticos de diversas pessoas... Este ano 2010 cerca de 20 marchas coloridas desceram a avenida até perto das 03h com muitas famílias abandonando o local antes de terminar o evento, pois não havia tanta paciência para suportar uma festa em que o seu auge decorreu pelas 22h... Os últimos marchantes quase nem tiveram publico para os ver...Presenciei marchantes a marcharem com telemóvel na mão e a fumarem... Muitas são as caras conhecidas da nossa sociedade que participam nas marchas e os padrinhos de cada marcha têm sempre destaque... Bibá Pita, Francisco Mendes, Cinha Jardim, Ricardo Castro, Vanda Stuart, Rui Santos...


Santo António é o santo casamenteiro, por isso a Câmara Municipal de Lisboa costuma organizar o casamento de jovens noivos de origem modesta, todos os anos no dia 13 de Junho. São conhecidos por 'noivos de Santo António', recebem ofertas do município e também de diversas empresas, como forma de auxiliar a nova família. A verdade é que uma amiga minha, de origens poucos modestas, classe média alta, foi noiva de Santo António, divorciou-se para ficar com o padrinho de casamento e actualmente está numa nova relação deixando para trás o padrinho, por isso é melhor ninguém investigar o que acontece posteriormente a estes noivos ;)
O casamento é um livro fechado...
É preciso ter cuidado com o que se pede ao S. António pois o meu desejo realizou-se… Durou 7 anos!
Sem comentários:
Enviar um comentário